Em 2026 tenho a alegria de participar da mostra “Batom, Lápis & o que ELAS quiserem”, realizada pelo Salão Internacional de Humor de Piracicaba, uma das mais importantes iniciativas dedicadas ao humor gráfico e à reflexão contemporânea.
A obra apresentada aborda um sentimento silencioso, mas muito presente no cotidiano feminino: a culpa.
Na imagem, a mulher rompe a gaiola que carrega a palavra “Culpa” e se lança ao voo. É o instante da ruptura, quando as expectativas externas e internas deixam de aprisionar e surge a possibilidade de um movimento mais verdadeiro e leve.
Criada através do meu processo de artesanato digital, a obra combina tecnologia e sensibilidade manual para construir uma narrativa visual sobre libertação, identidade e autonomia.
A imagem também inspirou um texto poético de Antonio Nunes Barbosa Filho (Tonton), que traduz em palavras o desejo profundo de realização e respeito que a obra sugere. 👉 Você pode ler o texto aqui.
Participar desta mostra no histórico Engenho Central de Piracicaba é uma oportunidade de celebrar o Dia Internacional da Mulher através de uma arte que questiona, liberta e reafirma o direito feminino à própria trajetória.
Serviço:
Exposição: Batom, Lápis & o que ELAS quiserem
Local: Armazém 14 – Engenho Central (Av. Maurice Allain, 454 – Piracicaba, SP)
Realização: Salão Internacional de Humor de Piracicaba e Secretaria de Cultura
Data: 7 de março a 5 de abril de 2026
Horários: Sábados e domingos, das 9h às 17h.
Entrada: Gratuita!
.

Arte “Além da Culpa, um vôo para a liberdade.”
.
.