Em virtude da Pandemia, muitas pessoas e empresas tiveram que, de uma hora para outra e sem nenhum planejamento, colocar toda a sua força de trabalho no sistema Home Office.
Como eu queria conciliar trabalho com a maternidade e a minha profissão de designer gráfico permitia, optei por esse sistema há mais de 15 anos.
Há tempos que os designers descobriram que poderiam trabalhar de forma independente e autônoma, enviar seus projetos e layouts via internet e fazer reuniões virtuais.
A independência, a meu ver, favorece a criatividade, pois aumenta o repertório do profissional, que não fica exclusivo de uma empresa, agência ou cliente. Sem querer, acabamos sendo os vanguardistas do que, hoje, virou uma tendência.
Tenho lido que muitas empresas estão migrando definitivamente para o trabalho remoto e gostaria de colocar aqui a minha experiência, para ajudar todos aqueles que estão fazendo essa transição e chamar a atenção para alguns pontos que tenho percebido.
Em primeiro lugar, gostaria de ressaltar a importância de morar num local capaz de receber um escritório. Como eu optei em ter um escritório dentro da minha residência, procurei um apartamento com quartos suficientes para que um deles pudesse ser um escritório.
Uma coisa é você trabalhar no improviso, com filhos e brinquedos misturados com papéis por algum tempo, outra bem diferente é trabalhar dessa forma para sempre. Então, quando você for negociar com a sua empresa o Home Office, não esqueça de avaliar se você mora num lugar adequado.
É importante avaliar se a sua internet é compatível e se a sua casa possui segurança para os dados e equipamentos.
Se não for o seu caso, quem sabe esse não é o momento de realizar o seu velho sonho de morar numa casa no interior? Negocie isso com a sua empresa, quem sabe ela não poderá ajudar nessa mudança? Mas não esqueça de verificar se a cidade escolhida tem infraestrutura, ok?
Quando for construir o seu escritório em casa, não esqueça de cuidar da Ergonomia. Isso é muito importante! Como passamos muito tempo sentados na mesma posição, as lesões por esforços repetitivos são bastante comuns.
Lembre-se que, em casa, você não vai mais levantar tanto para tomar um cafezinho com os colegas, ir para a outra sala buscar um documento ou descer as escadas da empresa para participar de uma reunião. Tudo será feito diante do computador. Sentados na mesma posição.
Eu já tenho uma tendinite moderada, por isso, a academia de ginástica e os exercícios físicos se tornaram primordiais. Sair de casa para malhar ou para fazer cursos, aliás, vira um gênero de primeira necessidade. É uma forma de você ter contato físico com pessoas.
Como tudo na vida, trabalhar remotamente tem os seus prós e contras. Eu sou uma entusiasta do trabalho autônomo e independente. Ele é ótimo para quem gosta de liberdade e é disciplinado. Mas é preciso compreender que algumas mudanças no seu modo de viver precisarão ser feitas.
Espero que esse artigo tenha ajudado algumas pessoas. Caso você tenha alguma dúvida, mande uma mensagem para contato@monicafuchs.com.br