clientes2

Não sabe como arrumar clientes?
Nesse texto eu conto um pouco sobre a minha experiência nesse assunto. Aqui, eu descrevo as técnicas que eu utilizava na época em que eu trabalhava como “Atendimento” numa agência.


Olá amigos,

Todos sabemos que o melhor vendendor para o nosso tipo de negócio é o famoso boca-a-boca. Cliente indica para cliente, que indica para amigos e assim vai… Uma verdadeira corrente da alegria!

Mas.. O que fazer quando você está iniciando e ainda não tem ninguém para te indicar??
Bem, suponhamos que você já tenha um portfolio bacana, um cartão de visitas simpático, ama o que faz, tenha boa argumentação, etc, etc, etc… O que fazer??

Caçar clientes exige estratégia. Por isso, vou contar um pouco da minha experiência como Atendimento em uma agência de propaganda há alguns anos atrás.

Em primeiro lugar, é preciso adquirir alguns hábitos:

* Ser observador e estar atento às oportunidades: aprenda a perceber quais são as empresas ou pessoas que podem estar precisando do seu trabalho. (Logotipos mal feitos, anúncios ruins, folhetos amadores, amigos que estão abrindo uma empresa…)

* Andar sempre com cartões de visitas no bolso ou na bolsa.: (a gente nunca sabe quando vai encontrar um cliente em potencial. Já fiz prospecção na piscina do prédio..!.) Precisamos ser vendedores 24 horas por dia!!

* Ser confiante e entusiasmado: Sim, é preciso desenvolver alguma cara de pau.  E a melhor forma de expulsar a timidez é confiar no próprio trabalho.  Acredite firmemente nos benefícios que suas idéias trarão para o negócio do seu cliente e você vai ver os milagres que isso vai fazer na sua auto-confiança. Seja honesto e se interesse pelo sucesso dele. Seu entusiasmo quebrará muitas barreiras.

De posse daquele hábito observador, comece a procurar a sua “vítima”: pode ser no seu bairro, na sua comunidade, no seu clube, na sua academia. Comece a estudá-la minuciosamente e reúna informações de modo a encontrar qual é a melhor forma de abordá-la.

Um e-mail se apresentando (não é SPAM!!), um telefonema, uma carta, uma visita pessoal..?? Cada caso é um caso e a gente precisa saber adaptar a forma de acordo com cada cliente.

Vou contar um exemplo prático e bem sucedido:

Uma época lá na agência, nós queríamos prospectar uma concessionária de automóveis. Eu conhecia algumas perto da minha casa e comecei a visitá-las. Passava lá como se fosse uma simples compradora de automóveis. Conversava com vendedores, fazia test-drive, pegava tabelas… folhetos…

Observava e fazia perguntas. E numa dessas visitas, olha só! Descobri que uma das concessionárias iria iniciar uma concorrência para mudar a agência de propaganda….!!!!! Bingo!

Foi só descobrir com o vendedor qual era o nome da pessoa responsável e…
No mesmo dia liguei para perguntar se podia participar da concorrência!
Fomos aceitos e…. Ganhamos a conta!

É claro que essa é apenas uma forma de prospectar clientes.  Existem muitas e cada um deve descobrir aquela que melhor se adapte às suas necessidades e ao seu perfil. O importante é que sejamos criativos e saibamos desenvolver uma auto-confiança capaz de driblar as dificuldades iniciais. Acreditem, com o tempo a gente acaba desenvolvendo uma postura extremamente vendedora.
Precisa até tomar cuidado para não virar um chato de galochas.. Risos

Um abraço,

Mônica