Quanto custará minha marca?
Design é investimento e não custo. O principal argumento que uso quando negocio custos de criação de marca é simples. Deve-se dividir o número de anos que gostaria que a empresa permanecesse no mercado pelo valor cobrado pela marca e identidade visual.
Por: Zé Henrique Rodrigues
Grande parte das dificuldades enfrentadas pelas empresas de design no Brasil vem do atraso cultural da população e, consequentemente, do empresariado nacional. Não existe um país com design forte, sem uma população esclarecida e bem educada. A desvalorização do design é grande e gera uma profusão de péssimas e equivocadas escolhas visuais em todos os setores da economia.
A criação do nome, marca e identidade visual (ou o redesenho) é o início de todo esse processo de organização visual de uma empresa. Esta etapa é essencial para um correto posicionamento da marca e definição de uma estratégia correta de penetração no mercado.
O envolvimento entre anunciante e estúdio de design é fundamental para o bom cumprimento deste processo. Engana-se quem acredita que o design aplica-se apenas para grandes empresas, com altos investimentos. Temos muitos exemplos de pequenos anunciantes que dão um show em comunicação visual e, em contraponto, grandes corporações com uma identidade antiquada e amadora.
Não podemos ignorar as dificuldades financeiras das empresas e as péssimas opções de angariação de recursos, principalmente no início da estruturação dos negócios. Mas existe uma falta de planejamento de comunicação por parte dos empresários. Destina-se menos de 1% da verba para investimento em design e identidade visual. Muitas vezes, o anunciante também quer encaixar em “toda” essa verba os custos de produção. Lamentável.
Design é investimento e não custo. O principal argumento que uso quando negocio custos de criação de marca é simples. Deve-se dividir o número de anos que gostaria que a empresa permanecesse no mercado pelo valor cobrado pela marca e identidade visual. Dificilmente a quantia mensal pela marca excederia 100 reais. Irrisório se pensarmos em todo o conjunto de valores que um projeto bem feito traria à empresa.
Design é estratégia de negócios e não artes plásticas. Comunicação para ser bem feita deve ser conduzida por especialistas. Nessa área encontramos muito improviso, pois acredita-se que identidade visual é apenas mais um acessório. O empresário não percebe como o design pode alavancar vendas e encurtar o tempo de retorno dos negócios. Analisemos então empresas que desde seu início investiram no design: Apple, Virgin, Starbucks. E outras empresas que ao longo dos anos perceberam no design uma vantagem competitiva: Samsung, LG, KIA.
Investimentos em educação e cultura. Acessibilidade a recursos financeiros. Fórmulas básicas para começar a pensar em design. Pelo visto, continuaremos a ver muitas aberrações nas fachadas e cartões de visita.
*Zé Henrique Rodrigues é designer gráfico e sócio-diretor da Brainbox Design Estratégico. É professor universitário, coordenador e professor do curso de design da Lemon School e sócio-fundador do Clube de Criação do Paraná.
FONTE:http://www.mundodomarketing.com.br/3,10709,quanto-custara-minha-marca-.htm