TODO MUNDO GOSTA DE DESIGN, MAS NINGUÉM QUER PAGAR O PREÇO DO DESIGNER!
Qual designer, fotógrafo, arquiteto, produtor ou músico nunca ouviram o seu cliente dizer, após receber um orçamento: Está Caro! Sabe por que isso acontece?
O CLIENTE NÃO VALORIZA PORQUE VOCÊ NÃO SABE VENDER O VALOR DO SEU TRABALHO!
Você tem um problema de Vendas!! A seguir, vou mostrar alguns passos para ajudá-lo a vender melhor o seu projeto/trabalho.
PRIMEIRO PASSO:
Nunca mais fale do seu preço, sem falar do que vem junto com o seu trabalho! Você precisa vender a sua metodologia de trabalho e não apenas o projeto. Como assim, Mônica? Calma, vou explicar!
Veja bem, se, por exemplo, você vai vender um serviço de Fotografia, você precisa dizer para o seu cliente tudo aquilo que você vai fazer para conseguir entregar as fotos mais maravilhosas do planeta! Coloque na sua proposta, tudo que você vai fazer para alcançar os resultado. Por exemplo:
“Para conseguir as fotos mais incríveis para você, eu vou tirar 500 fotos, vou levar seis câmeras de última geração, vou levar três assistentes, vou usar um drone e vou tirar as fotos às cinco horas da manhã para pegar a melhor iluminação! O cara do orçamento mais barato, vai fazer isso também?”
Você é um designer e vai vender um projeto de criação de uma Identidade Visual. Você precisa falar mais ou menos assim:
“Para conseguir criar uma Marca única, original e que se comunique com eficiência com o seu público , eu vou fazer um estudo sobre o seu mercado e aplicar técnicas de Posicionamento de Mercado para colocar a sua empresa na mente do consumidor. Eu vou pesquisar a concorrência e o significados dos símbolos, das cores, criando um conceito eficaz para diferenciar a sua empresa dos seus concorrentes. Vou criar uma identidade visual matadora! Vou desenvolver um papel de cartas incrível, um cartão de visitas que vai se destacar e brindes originais, que vão fazer com que as pessoas queiram comprar os seus produtos. Vou entregar pelo menos 50 arquivos em diversos formatos e extensões, para que você possa usar nas redes sociais, papelaria, anúncios impressos, outdoors e em todas as ocasiões.”
É claro que, para poder cobrar mais, o seu trabalho tem que ser excepcional. Tem que valer o investimento do cliente!! Eu tive que aprimorar o meu trabalho para que eu pudesse ter mais valor.
SEGUNDO PASSO:
Você já falou sobre como você vai fazer o seu projeto, sua metodologia. Agora, é hora de falar para o seu cliente o que você já fez e os resultados que obteve. Você vai comprovar a eficácia do seu trabalho e daquilo que você está oferecendo.
Coloque na sua proposta, depoimentos de pessoas que trabalharam contigo!
Ah… Você não tem esses depoimentos? Procure imediatamente os seus clientes e peça para eles um feedback sobre o seu trabalho!! É uma ótima oportunidade para você manter um relacionamento com eles e poder ajudá-los caso alguma coisa não tenha saído conforme o prometido.
Eu fui atrás de vários clientes e fiquei surpreendida positivamente com os seus depoimentos. Me ajudaram a perceber que estou no caminho certo e me motivou a continuar melhorando, sempre!!
TERCEIRO PASSO:
Mostre o seu currículo e/ou o seu portfolio. Os projetos que você já fez, os cursos que já frequentou, os diplomas que você conseguiu, são instrumentos que comprovam que você tem capacidade para fazer excelentes projetos. Seus conhecimentos têm valor e eles serão transferidos para o seu trabalho. Valorize-se!
QUARTO PASSO:
Encontre formas diferenciadas e criativas de se vender! Trabalhe com nichos de mercado!
Quem conhece as minhas artes pode notar que elas são coloridas, alegres, bonitas. Então, eu criei uma diferenciação para os logotipos que são desenvolvidos por mim. Eles são bonitos, são verdadeiras “obras de arte” que poderão se transformados em lindos produtos. As pessoas vão gostar de usar uma camiseta, um chaveiro ou uma toalha com o logotipo, porque eles são bonitos! Farão propaganda de graça para a empresa ou comprarão produtos com as marcas, trazendo um ótimo retorno sobre o investimento em poucos meses.

Identidade Visual Colorida para a Cervejaria Carioca

Identidade Visual Colorida para o Sereno Coach
CONCLUSÃO
Quando você ouvir do seu cliente a expressão “Está caro!” não culpe o cliente! Pode ter certeza que você não está sabendo vender o seu peixe, você está falhando! Você não está conseguindo transmitir valor para o seu trabalho! Talvez seja bom você pensar em se aprimorar na arte de se vender! Os orçamentos que eu envio para o meus clientes tem cerca de seis páginas! Eles precisam perceber que você tem valor, não adianta você dizer que tem valor!
Estou levando mais tempo para fazer uma proposta, mas as chances de fechamento aumentaram consideravelmente! Nunca mais eu ouvi “Está caro!”. Os clientes, quando não podem comprar, dizem que estão sem recursos no momento, mas que voltarão a me procurar quando puderem.
Espero ter te ajudado com esse artigo. Boas vendas!! Caso queira falar comigo ou obter mais informações, entre em contato através do e-mail: contato@monicafuchs.com.br ou através do meu WhatsApp: (21) 99511-4777
PS: Coloquei alguns links de livros que indico para ajudá-lo a ter mais conteúdo para colocar nos seus orçamentos.