As ilustrações que estão na internet, na maioria dos casos, pertencem a alguém. Estar na rede mundial, não significa que a imagem seja gratuita. O artista criador é um profissional como outro qualquer, ele vive do seu trabalho. Só que, ao invés de fabricar roupas, carros, bolsas ou sapatos, ele fabrica imagens. Geralmente, essa é a única fonte de renda desse profissional.
Se você gostou de uma imagem a ponto de querer utilizá-la, significa que você gostou do trabalho desse artista. Então, se você deseja que esse profissional continue produzindo, que tal entrar em contato com ele e tentar uma negociação que seja justa para ambas as partes?
Vira e mexe recebo mensagens de pessoas pedindo para usar gratuitamente uma imagem minha que encontrou na internet. E eu sempre fico pensando: Será que elas pensam que eu não preciso de dinheiro?..rs.. Alguns desses pedidos são para uso em camisetas, eventos, festas. Eles vão pagar o fornecedor das camisetas, a empresa que vai produzir o evento, a casa de festas e não querem pagar para o autor que fez a imagem bonita. A imagem é tudo! Sem ela, o produto seria apenas uma commodity. Um lugar em branco. Por que não remunerar também o autor?
Nós, brasileiros, vivemos reclamando da corrupção, do governo, dos políticos… Que tal começarmos a mudar esse país através das nossas atitudes? Além de estar agindo dentro da ética e da honestidade que desejamos, você também evitará se envolver em um processo por uso indevido de imagem.
Muitos artistas gostam de ajudar e de apoiar causas humanitárias… Quem sabe a sua não poderá ser escolhida? Mas antes de pedir uma ilustração de graça, faça uma reflexão: Eu realmente não posso pagar? Vamos valorizar e incentivar os profissionais que vivem da arte!
Gostou de uma ilustração? Entre em contato! Vamos conversar! Quem sabe podemos fazer bons negócios e nos tornar bons amigos? Mande uma mensagem para contato@monicafuchs.com.br