Artigos, Design

Qual a minha impressão sobre a Marca Brasil?

outubro 9th 2013 | Postado por

Daniela Novaes, que faz Mestrado em Branding nos EUA, desenvolveu um projeto interessante,  chamado “100 days Project “. Ele consiste em coletar 100 respostas de 100 profissionais consagrados no  Brasil e nos Estados Unidos para uma única pergunta:
Qual é a sua impressão sobre uma marca chamada Brasil? Veja a minha resposta.

– English

What is your impression about a brand called Brazil?

I am a designer and an illustrator and since 1993 I have been developing projects with the theme “Brazil.” My most recent work, and which became the best known, was the illustrations for sarongs.

For being involved in these projects, I always had to research about Brazil and what that name represents. On several occasions, I had a mission to summarize Brazil in an image.

It turns out though that Brazil, a country with continental dimensions, has many kinds of people, faces, cultures, traditions and customs. Brazil is a country with multiple identities.

In the north, for example, the predominant image is that of the Amazon, with its woods, its animals and its forests. In the northeast there is a predominance of beaches, the popular festivals, the folklore, the Candomblé, the colors, the joy.

In the Midwest we find the Pantanal, the alligators, the natural beauties. Not to mention Brasilia, capital of Brazil, which is also in this region.

In the Southeast there are the big metropolises like São Paulo, Belo Horizonte and Rio de Janeiro, with its famous landscapes, besides Carnival, slums (favelas), samba, Maracanã stadium, football.

In the south, we find the German colonization and its customs, the Oktoberfest, the cold weather, the pinion, the pines (Araucaria forests), the “gaucho”, the “chimarrão” (the typical drink), the snow.

Images so different from each other that, at the same time, represent Brazil. Brazil is all this: is forest, is caatinga biome, is rain, is drought, is heat, is cold, is party, is work, is poverty, is wealth, is joy, is seriousness, is is white, is brown, is multiple!

And this is precisely the beauty of Brazil. A country of many faces where all are welcome.

– Em português

Qual é a sua impressão de uma marca chamada Brasil?

Sou designer e ilustradora e desde 1993 venho desenvolvendo projetos com o tema “Brasil.”  Meu trabalho mais recente, e que acabou se tornando mais conhecido, foram as ilustrações para cangas.

Por estar envolvida nesses projetos, sempre tive que pesquisar sobre o Brasil e o que esse nome representava.  Em várias ocasiões, eu tive como missão  resumir o Brasil em uma imagem.

Acontece porém, que o Brasil, um país com dimensões continentais, possui diversos tipos de pessoas, de rostos, de culturas, de tradições e de costumes. O Brasil é um país com múltiplas identidades.

No norte, por exemplo, a imagem predominante é a da Amazônia, com suas matas, seus animais e suas florestas. No nordeste, predominam as praias, as festas populares, o folclore, o candomblé, as cores, a alegria.

No centro-oeste encontramos o Pantanal, os jacarés, as belezas naturais. Sem falar em Brasília, a capital do Brasil, que também está nessa região.

No Sudeste, estão as grandes metrópoles, como São Paulo, Belo Horizonte e o Rio de Janeiro, com suas famosas paisagens, além do carnaval, das favelas, do samba, do Maracanã, do futebol.

No sul, encontramos a colonização alemã e seus costumes, a Oktoberfest,  o frio, o pinhão, as araucárias, o gaúcho, o chimarrão, a neve.

Imagens tão diferentes entre si, que, ao mesmo tempo, representam o Brasil. O Brasil é tudo isso: É floresta, é caatinga, é chuva, é seca, é calor, é frio, é festa, é trabalho, é pobreza, é riqueza, é alegria, é sisudez, é branco, é pardo, é múltiplo! E é essa justamente a beleza do Brasil. Um país de múltiplas faces, onde todos são bem-vindos.

Publicado aqui: http://100degreesofbrazil.wordpress.com/2013/05/11/day-28-monica-fuchshuber/

Deixe uma resposta:

Você precisa estar logado para postar um comentário.