Artigos, Design

Não basta investir em Design, é preciso investir no Designer!!

abril 26th 2014 | Postado por

O Design é uma ferramenta que, cada vez mais, ganha importância na vida das pessoas e das empresas. Ele é, reconhecidamente, um fator que diferencia e que agrega valor aos produtos e serviços.

Apesar do valor adquirido ao longo dos anos e da sua reconhecida eficácia, muitos empresários ainda negligenciam essa importante ferramenta.


Se uma embalagem bem elaborada vende mais, se um logotipo bem projetado dá credibilidade a uma empresa, se um site bem desenvolvido traz retorno, porque muitas pessoas querem economizar na hora de comprar Design?

Quando um empresário monta o seu negócio, ele procura investir em máquinas de última geração, em funcionários bem preparados, em equipamentos de ponta. Ele sabe que todas essas etapas são primordiais para o sucesso do seu negócio.

Mas na hora de comunicar e transmitir aos seus clientes toda essa tecnologia, ele economiza na comunicação visual da sua empresa… O que adianta ter máquinas ágeis e modernas, se a imagem que o seu cliente enxerga é a de uma empresa ultrapassada e ineficiente?

Tão importante quanto ter equipamentos de ponta, é saber transmitir essa informação para os seus clientes. Tão importante quanto ter uma loja bem montada, é saber transmitir isso. Tão importante quanto ter um salão de beleza com técnicas modernas, é saber mostrar essa qualidade para os seus clientes.


Investir em bons profissionais é
tão importante quanto investir em Design!

 

Vamos fazer uma reflexão: A sua identidade visual, a sua embalagem, o seu site estão transmitindo com fidelidade os diferenciais, características e valores da sua empresa?

Hoje, qualquer pessoa pode comprar um logotipo pela internet por R$ 100,00, feitos em 48 horas. Mas é importante ressaltar que o desenvolvimento de uma identidade visual é um projeto minucioso, que demanda horas de pesquisas e análises.

Que valores deverão ser retratados nesse logotipo? Que diferenciais serão evidenciados? Qual será o posicionamento adotado, para que a minha marca possa ocupar um lugar de destaque na mente e no coração dos meus clientes?

Como está a minha concorrência? Qual é a identidade visual adotada por aqueles que atuam no mesmo ramo que o meu? O que eu tenho que fazer para que a minha empresa possa se destacar das demais?

Quais são os logotipos que não poderei usar porque já foram registrados por outras empresas?

Esses são apenas alguns dos questionamentos importantes que deverão ser analisados na hora de projetar um logotipo. E diante de tantas questões, vale a pena pensar: Será que é mesmo possível desenvolver um logotipo em 48 horas por R$ 100,00?

Essa reflexão deve ser feita por todos aqueles que desejam investir em Design…

Sim, o Design dá retorno. E é por isso, ele deve ser considerado como um investimento e não como uma despesa…

Mas é preciso que os empresários valorizem os profissionais do Design, investindo em designers qualificados e que não prometam metas e valores impossíveis de serem cumpridos.

Designer não é aquele cara que mexe no computador e que ‘manja’ de softwares gráficos. Para atuar na área do Design é preciso uma formação específica, que demanda horas de estudos e aprofundamentos. É preciso uma série de competências para formar um profissional do Design.

Por isso, tão importante quanto investir em Design, é valorizar o designer, contratando profissionais qualificados e comprometidos com o projeto e com seus resultados.

Design dá retorno sim! Mas é preciso saber investir nos profissionais certos e pagar preços justos.

Deixe uma resposta:

Você precisa estar logado para postar um comentário.